Edição que celebra 30 anos do evento teve número recorde de inscrições
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) convida para a cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024, a ser realizada no dia 13 de dezembro, das 10h às 13h, no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da FBN (@fundacaobibliotecanacional).
Concedido anualmente desde 1994, o Prêmio tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. É considerado um dos mais importantes e democráticos do país, com o mesmo valor de premiação para todas as 12 categorias (R$ 30 mil) e sem taxa de inscrição. Celebrando 30 anos em 2024, o Prêmio alcançou nesta edição um número recorde de inscrições: mais de 2,8 mil, com aumento de 12% em relação ao ano passado. As novidades deste ano são as categorias Ilustração (Prêmio Carybé) e Histórias em Quadrinhos (Prêmio Adolfo Aizen). Confira abaixo a lista completa dos premiados.
Categoria Conto - Prêmio Clarice Lispector: "Toda palavra dá samba", de Maria Valéria Rezende (Editora Dromedário).
Categoria Ensaio Literário - Prêmio Mário de Andrade: "O corpo vulnerado", de Maria Angélica
Melendi (Editora Cobogó).
Categoria Ensaio Social - Prêmio Sérgio Buarque de Holanda: "Longe, muito longe", de Walter Fraga (Editora Companhia das Letras).
Categoria Histórias de Tradição Oral - Prêmio Akuli: "Os indígenas, a ´Mãe Terra e o Bem Viver", de Ademario Ribeiro Payayá (Editora Moderna).
Categoria Histórias em Quadrinhos - Prêmio Adolfo Aizen: "Damasco" de Alexandre Sousa Lourenço e Lielson Zeni (Brasa Editora).
Categoria Ilustração - Prêmio Carybé: "Os filhos da coruja" de Gustavo Magalhães (Editora Todavia).
Categoria Literatura Infantil - Prêmio Sylvia Orthof: "Um gigante tão pequeno" de Márcio Vassallo (Abacatte Editorial).
Categoria Literatura Juvenil - Prêmio Glória Pondé: "Pequenos Objetos Mágicos", de Fábio Yabu (Editora Melhoramentos).
Categoria Poesia - Prêmio Alphonsus de Guimaraens: " Cabeça de galinha no chão de cimento", de Ricardo Domeneck (Editora 34).
Categoria Projeto Gráfico - Prêmio Aloísio Magalhães: "Drácula", de Gustavo Piqueira (Editora Amarcord).
Categoria Romance - Prêmio Machado de Assis: "Sodomita", de Alexandre Vidal Porto (Editora Companhia das Letras).
Categoria Tradução - Prêmio Paulo Rónai: "Prosa, de Charles Baudelaire" (Editora Companhia das Letras). Tradução de Julio Castañon Guimarães.
Serviço: Cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024
Data: 13/12 (sexta-feira)
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim)
Link de transmissão: https://youtu.be/FzP0JEY__rA
*Evento gratuito
Sobre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN)
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é um órgão público federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). A Fundação inclui a Biblioteca Nacional (BN), a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) e a Casa de Leitura.
A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Por sua função de Depósito Legal, a BN é a principal instituição de memória do país, ao receber um exemplar de todas as obras publicadas em solo brasileiro (livros, jornais, revistas, CDs e outras mídias). Inaugurada em 1810 por D. João VI, é a mais antiga entidade governamental ligada à cultura no Brasil. Sua missão é coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país. Desde 1910, ocupa o prédio localizado na Av. Rio Branco, número 219, na Cinelândia Centro do Rio de Janeiro.
A Biblioteca Euclides da Cunha é uma biblioteca pública que oferece serviços de livre acesso ao acervo bibliográfico e aos registros de expressão cultural e intelectual, localizada temporariamente na Av. Presidente Vargas n. 3131, sala 704 do Edifício Teleporto, na Cidade Nova. A biblioteca tem como atribuição, ainda, desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, integrando-se aos objetivos da FBN. Dentre as ações de difusão do acervo estão o projeto “A Traça Faminta”, o programa “Vozes Brasilis” e a divulgação de boletins de novas aquisições.
A Casa da Leitura tem como atribuição desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, em sua sede na Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras. A instituição cumpre seu objetivo de formar leitores e democratizar o acesso ao texto literário por meio de cursos, oficinas, debates, seminários, palestras e fóruns de discussão. Sua programação é voltada prioritariamente a professores de sala de aula, bibliotecários e demais mediadores de leitura, com a finalidade de instrumentalizá-los em suas práticas.
Veja também: